Sirkis quer reforma tributária com preocupação ambiental
01/02/2011 - 15:46
Em seu primeiro mandato na Câmara, o deputado Sirkis (PV-RJ) defende que a reforma tributária imprima um conteúdo verde para a tributação. “Estamos tentando ingressar em uma economia de baixo carbono, então a variável ambiental tem de estar dentro dos critérios de tributação”, sustenta.
Ainda de acordo com o deputado, a postura do PV em relação ao governo será a mesma observada no segundo turno das eleições presidenciais, em que cada integrante teve liberdade para manifestar apoio a um candidato. “A postura do Partido Verde é de independência, de reforço das instituições e de amplo diálogo tanto com o governo quanto com as oposições”, afirma Sirkis.
O deputado ressalta que “já se esboçam algumas questões atinentes ao problema ambiental”, como a reforma do Código Florestal e Belo Monte, “que são pontos críticos”.
Reforma política
Sirkis afirma ainda que seu partido é “resolutamente” a favor da reforma política. “Somos favoráveis ao voto proporcional em lista, embora eu ache de difícil aprovação pelo Congresso”, assegura. Na opinião do deputado, o atual sistema eleitoral está na base de “inúmeras deformações da política brasileira, como o clientelismo, assistencialismo, fisiologismo e boa parte da corrupção”.
Outra reforma que considera inadiável é da Previdência. Segundo ele, “sem dúvida, o problema vai explodir, e não podemos deixar nossos filhos e netos o equacionamento desse problema”. No entanto, para ele, essa reforma depende do Executivo.
Perfil
Um dos fundadores do Partido Verde, em 1988, Sirkis, que é jornalista e escritor, foi vereador do Rio de Janeiro por três mandatos. Também já assumiu os cargos de secretário Municipal de Meio Ambiente e de Urbanismo daquela cidade. Concorreu ainda ao Senado à presidência da República pelo PV.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Patricia Roedel