César Halum quer autorização para remédios veterinários genéricos
01/02/2011 - 09:32
O deputado César Halum (PPS-TO) chega para exercer seu primeiro mandato na Câmara disposto a aprovar uma lei que permita a comercialização de defensivos agrícolas e de medicamentos veterinários genéricos. “É inadmissível que o Brasil não expanda para outros setores o sucesso que obteve com os medicamentos genéricos para humanos”, declarou.
Reforma política
Veterinário e com forte ligação com o setor rural, Halum também se diz apoiador da reforma política, especialmente do financiamento público de campanhas e das listas partidárias fechadas. Outro ponto que pretende destacar em seu mandato é a unificação das eleições para os diversos cargos. “É um absurdo o País parar a cada dois anos para realizar eleições, não faz sentido nem econômico, uma vez que o próprio Tribunal Superior Eleitoral gasta muito dinheiro público para realizar os pleitos”, argumenta. Ele ainda não definiu, no entanto, proposta sobre qual o mandato a ser estendido.
Em relação à reforma tributária, o deputado de Tocantins é mais cauteloso. “Esse tema é mais complexo, porque as pessoas tendem a associar a reforma tributária com redução de impostos, e não é exatamente isso. Os governos federal, estaduais e municipais não querem perder arrecadação, é uma equação complicada.”
Apesar de participar de um partido que não faz parte da base de apoio ao governo Dilma, Halum quer negociar uma aproximação com o Palácio do Planalto. “É um governo novo, precisamos conversar”, disse.
Perfil
Goiano de Anápolis, Halum foi eleito deputado estadual em 2002 e reeleito em 2006. Ele presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2005/2006, foi líder do governo, vice-presidente do Parlamento Amazônico e presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli