Onyx Lorenzoni afirma que oposição será dura, mas propositiva
01/02/2011 - 09:01

Como um dos vice-líderes do DEM, o deputado Onyx Lorenzoni (RS) afirmou que vai priorizar “o grande dever” de fazer oposição no atual contexto político brasileiro.
Referindo-se ao que chamou de “prevalência do Poder Executivo sobre o Legislativo”, Lorenzoni afirmou que pretende ser um dos coordenadores de uma oposição dura, mas também propositiva.
“Nós precisamos exercer o papel fiscalizador, mas não apenas criticando os projetos que vem do governo. Queremos apresentar as alternativas de caminhos para que o eleitor possa conhecer as diferenças entre eles”, disse Lorenzoni.
“A oposição tem um projeto para o País, e a sociedade precisa conhecê-lo”, ressaltou. O parlamentar citou as pendências nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública como os principais “gargalos” limitadores do desenvolvimento do País.
Projetos
“Vou continuar defendendo a priorização da educação infantil em detrimento do ensino universitário; a redução da carga tributária, porque penso que a carga tributária do País já chegou ao limite; e, principalmente, a regulamentação da Emenda 29, que estabelece a obrigatoriedade de o Poder Executivo gastar 10% de sua receita líquida com Saúde”, afirmou.
Membro da bancada ruralista, o deputado disse ainda que vai priorizar mais investimentos em infraestrutura para o campo. Segundo ele, o produtor rural brasileiro continua sendo obrigado a agregar entre 35% e 40% ao preço final das commodities em razão da ausência da infraestrutura adequada, o que envolveria sobretudo portos, ferrovias e rodovias.
Perfil
Onyx Lorenzoni tem 55 anos e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Natural de Porto Alegre (RS), ele é veterinário e empresário. Foi deputado estadual no Rio Grande do Sul por dois mandatos e presidente do Sindicatos dos Médicos Veterinários do RS, de 1984 a 1990.
Reportagem – Murilo Souza/NA