Política e Administração Pública

Perondi defende reformas trabalhista, política e tributária

01/02/2011 - 14:18  

Leonardo Prado
Perondi: "De uma vez por todas, um presidente tem de assumir a questão do SUS."

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) defende a aprovação de reformas como a trabalhista, a política e a tributária. Em relação à reforma tributária, ele ressalva que sua grande preocupação é preservar as fontes de contribuição das redes de proteção social. “A proposta de reforma que aí está destrói a rede social que o constituinte construiu, o grande avanço que o Brasil teve nesses últimos 25 anos”, sustenta.

Perondi também considera fundamental discutir “um choque na educação”. Em sua opinião, o País deve investir “menos no topo” (nas universidades) e mais nos ensinos médio e fundamental. “Temos mais da metade dos jovens fora do ensino médio, e boa parcela não conclui o ensino fundamental”, ressalta.

Sistema de saúde
Quanto ao sistema de saúde, Perondi afirma que, “de uma vez por todas, um presidente tem de assumir a questão de financiamento do SUS: mais dinheiro com eficiência”. De acordo com o deputado, não é necessário criar novas fontes de recursos, basta aplicar bem a arrecadação federal, “que é enorme”.

O parlamentar propõe também a revisão da política de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Vamos discutir se essa política de dinheiro fácil do Tesouro para o BNDES é correta para o Brasil. [Esse dinheiro] custa 11% ao Tesouro, e o BNDES empresta a 4%”, argumenta.

Para o peemedebista, é necessário ainda rever “a gigantesca reserva cambial de 300 bilhões de dólares” (cerca de R$ 503 bilhões) que o País mantém nos Estados Unidos. Segundo ele, talvez ela possa ser reduzida à metade. “Se falta dinheiro para o desenvolvimento, para a saúde, para a educação, será que essa política está correta?”, questiona.

Perfil
Médico pediatra, Perondi assume seu quinto mandato consecutivo como deputado federal. O parlamentar já foi titular de comissões como Seguridade Social e Família; Viação e Transportes; e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Reportagem - Maria Neves/NA

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.