Ronaldo Caiado vai priorizar investimentos na saúde
01/02/2011 - 09:12

Eleito para o quinto mandato, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou que vai lutar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29. Para Caiado, é inaceitável a saúde estar “morrendo” por falta de dotação orçamentária. “A sociedade está sendo penalizada e os cidadãos estão ficando cada vez mais distantes de uma tratamento digno para suas famílias”, observou o deputado, lembrando que a aprovação da emenda aumentaria o repasse de recursos para a Saúde em mais de R$ 35 bilhões.
Campo
O deputado também destacou como relevante e urgente a votação do novo Código Florestal e de projetos ligados à garantia de renda para produtores rurais.
Reforma política
O parlamentar defendeu ainda a realização de um amplo debate para reformar a atual legislação política brasileira. Segundo ele, as campanhas eleitorais não podem mais ser comandadas pelas atuais regras, sob pena de a classe política continuar sendo objeto de escândalos e alimentando a descrença da sociedade. “Precisamos criar um sistema eleitoral que tenha um financiamento público e exclusivo das campanhas eleitorais, que tenha listas preordenadas para que os partidos sejam fortalecidos, e que, ao mesmo tempo, dê transparência ao processo eleitoral”, afirmou Caiado, defendendo a eleição de políticos por mérito, por competência e por serviços prestados e não pelo apoio de governantes ou por ter mais poder aquisitivo.
Perfil
Nascido em Anápolis (GO), Ronaldo Caiado, 61 anos, é médico e produtor rural. Na Câmara, foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de irregularidades na aplicação de recursos da extinta CPMF, em 2002, e presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, entre 2005 e 2006.
Reportagem – Murilo Souza/PR