Política e Administração Pública

Edio Lopes defende financiamento público de campanha e lista fechada

01/02/2011 - 09:18  

Arquivo - Laycer Tomaz
Edio Lopes: “O modelo eleitoral atual tornou a eleição caríssima."

O deputado Edio Lopes (PMDB-RR) afirmou que a reforma política será prioridade em seu mandato. O parlamentar é favorável ao financiamento exclusivamente público de campanhas e ao voto em lista fechada de candidatos por partido. “O modelo eleitoral atual tornou a eleição caríssima. Os grandes conglomerados econômicos acabam elegendo deputados que, uma vez na Câmara, representam interesses não propriamente coletivos”, argumentou.

Lopes também defende a distribuição igualitária dos royalties do pré-sal entre todos os estados e municípios brasileiros. “Não há sustentação legal para se falar em estado e município produtor de petróleo no pré-sal. A plataforma pertence à União e, como tal, é um bem que tem de ser compartilhado com todos os entes federados”, argumentou. O deputado admite, contudo, que os estados e municípios produtores recebam recursos a título de compensação ambiental.

A Câmara analisará veto presidencial a proposta sobre o tema, aprovada pelo Congresso no último mês de dezembro.

Perfil
Edio Lopes foi eleito para seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Ele já foi vereador no município de Mucajaí (RR) e deputado estadual em Roraima. Na Câmara, foi titular das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Finanças e Tributações; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Turismo e Desporto; e de Viação e Transportes.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.