Jean Wyllys vai priorizar defesa dos direitos humanos
01/02/2011 - 08:56

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), um dos criadores da pós-graduação em Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Jorge Amado, declarou que fará um mandato em defesa do tema. Ele afirmou que vai lutar para fiscalizar e assegurar a aplicação de recursos na garantia dos direitos sociais dos grupos vulneráveis — desde as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro até a população de gays, mulheres e negros.
Entre as bandeiras sociais, apontou a importância da votação da união estável de casais homoafetivos e do PL 122/06, que pune a discriminação por orientação sexual (arquivado no Senado).
Prioridades nacionais
O parlamentar afirma que o Congresso tem de encarar a democratização da comunicação, com a quebra do monopólio dos meios de comunicação de massa e a regulamentação das novas mídias. Wyllys defende também a reforma política, com a aprovação do financiamento público de campanhas.
Perfil
Jornalista e mestre em literatura, especialista em cultura brasileira e baiana, o baiano Jean Wyllys tem 36 anos. Professor de Cultura Brasileira e de Teoria da Comunicação na ESPM e na Universidade Veiga de Almeida, tornou-se conhecido nacionalmente após ganhar uma edição do reality show Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, em 2005.
Vania Alves/PR