Destaques

A Escola da Câmara oferece ao público externo cursos a distância, pós-graduação, conteúdos educacionais em diversos formatos e ainda gerencia programas presenciais na Câmara dos Deputados para crianças, adolescentes, universitários e professores.

Cursos

Educação à distância

A Escola da Câmara oferece tanto cursos autoinstrucionais, que podem ser feitos a qualquer tempo e no seu ritmo, como cursos tradicionais, com o acompanhamento de um professor.

Educação à distância

Mestrado em Poder Legislativo; especializações voltadas para políticas públicas, governança e Legislativo; e Grupo de Pesquisa e Extensão.

MATERIAIS EDUCATIVOS

Material multimídia sobre política e democracia para quem quer aprender conceitos básicos, atuar na política e ensinar sobre o tema.

O canal da Escola da Câmara no YouTube tem playlists com palestras, séries e tutoriais de diversos temas relacionados à política, gestão pública e cidadania.

Portal voltado para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, pais e professores. Contém notícias, jogos, concursos e conteúdos educacionais.

EXPERIÊNCIAS PRESENCIAIS

PARA CRIANÇAS E JOVENS

Estudantes do ensino fundamental enviam propostas legislativas e participam de atividades que simulam o trabalho dos deputados.

Estudantes do ensino médio podem ter uma vivência real do processo legislativo, simulando a jornada parlamentar.

PARA UNIVERSITÁRIOS

Estudantes universitários acompanham de perto, durante cinco dias, o trabalho dos deputados no Plenário e nas comissões.

Programa de estágio profissionalizante voltado para universitários matriculados em instituições conveniadas com a Câmara.

Promovido pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, proporciona o aprendizado prático do processo legislativo.

PARA EDUCADORES

Professores da rede pública recebem formação em educação para a democracia, aprendendo a fortalecer valores e práticas de cidadania.

Professores da educação básica e de escolas legislativas participam de visitas e oficinas para aprofundar o conhecimento sobre o Legislativo.

PARA ORGANIZAÇÕES

Representantes da sociedade civil organizada entendem como funciona o Poder Legislativo e o processo de elaboração das leis.

Redes Sociais da Escola da Câmara