Assis Carvalho quer reduzir o êxodo rural
01/02/2011 - 08:13
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) chega para exercer seu primeiro mandato na Câmara interessado em fazer parte da Comissão de Seguridade Social e Família. Ligado aos movimentos sociais, especialmente os relacionados à propriedade rural, ele pretende debater formas de facilitar o acesso à moradia como instrumento de combate ao êxodo rural.
“A política de habitação rural precisa ser aperfeiçoada para garantir melhores condições de financiamento para o agricultor; hoje é mais fácil obter financiamento na área urbana do que na rural, e isso é um contrassenso”, declarou.
Reforma política
Assis Carvalho também é a favor da reforma política, especificamente das listas fechadas de candidatos – “para fortalecer os partidos” – e do financiamento público de campanha. “A reforma política deveria ser o tema número um neste início de governo; não podemos continuar com o sistema atual, que é um estímulo à corrupção. A democracia tem um preço e o financiamento público acaba sendo mais barato para a sociedade”, argumentou.
Saúde
O deputado já exerceu o cargo de secretário estadual de Saúde e defende a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que estabelece percentuais mínimos de investimentos na área, inclusive com a criação de uma nova taxa, como a CSS. “É uma taxa justa, porque vai melhorar a saúde do País”, considera.
Perfil
Nascido em Oeiras (PI), Assis Carvalho tem 48 anos e já trabalhou como vendedor de picolés, assentador de vidros, auxiliar de escritório e gerente de lojas, até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formado em Letras, foi diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) do estado, presidente da empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) e dirigente do Sindicato dos Bancários.
Da Reportagem/ JPJ