Marchezan Junior defende transparência dos gastos públicos
01/02/2011 - 09:05
Em seu primeiro mandato de deputado federal, Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) disse que vai se empenhar para que todos os gastos públicos estejam disponíveis para a consulta de qualquer cidadão. “Só com transparência total é que se pode combater a corrupção, a má gestão e os privilégios, os três maiores problemas da administração pública no País”, disse.
Ele também criticou os privilégios dados ao Judiciário e ao Ministério Público. “Os magistrados e os procuradores são servidores e devem ser tratados como tal”, afirmou o deputado, que denunciou uma troca de interesses com o Legislativo. “Em muitos casos, a Justiça e o MP são frouxos com os deputados por uma troca de favores, já que os aumentos [salariais] deles precisam passar por aqui”.
Marchezan disse ainda o que espera do seu partido nos próximos quatro anos. “Vamos apoiar as ações do governo se forem boas, apresentar propostas alternativas quando forem ruins e fazer oposição rigorosa e forte se forem absurdas”, disse ele, que pretende ocupar uma cadeira na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) ou na de Finanças e Tributação.
Perfil
O advogado Nelson Marchezan Junior, 39 anos, iniciou a carreira política em 2003, quando chegou a ser considerado eleito para a Câmara. Antes de assumir o mandato, porém, teve seu diploma sustado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que determinou recálculo dos votos das eleições gaúchas. Filho do ex-presidente da Câmara Nelson Marchezan, foi deputado estadual no Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010.
Reportagem – Carol Siqueira/DC