Empresas de software são contrárias à instalação obrigatória de data centers no Brasil
06/11/2013 - 12:03
O diretor jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Software, Antonio dos Santos, criticou há pouco a nova regra prevista na proposta do marco civil da internet (PL 2126/11, apensado ao 5403/01), segundo a qual decreto do Poder Executivo poderá determinar que os data centers (utilizados para armazenamento e gerenciamento de dados) dos provedores de conexão e provedores de aplicativos de internet estrangeiros estejam localizados no Brasil.
“Nós tememos que isso leve que muitos provedores a não disponilizar serviços a usuários brasileiros”, afirmou. “Os provedores podem não querer criar data centers no Brasil, porque o custo de manter esses bancos de dados no País é muito elevado”, completou.
De acordo com o relator da proposta, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), as novas regras foram incluídas no texto a pedido da presidente Dilma Rousseff, depois das denúncias de espionagem do governo dos Estados Unidos contra empresas e autoridades brasileiras.
Antonio Santos participa de debate no Plenário da Câmara dos Deputados sobre a proposta.
Participe
A população pode participar do debate que ocorre neste momento, no Plenário da Câmara, com perguntas e comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619) e pela sala interativa do e-Democracia.
Reportagem – Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein