Política e Administração Pública

Fundo público para financiamento de campanhas gera polêmica em Plenário

27/09/2017 - 21:42  

Assista ao vivo

A criação do fundo público para o financiamento das campanhas eleitorais aprovada pelo Senado na noite de ontem (PL 8703/17) gera embate em Plenário. Deputados discutem requerimento para que a proposta ganhe regime de urgência e seja votada hoje.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) é contrário à votação do texto. “Querem fazer um fundo com uma proposta, de iniciativa do senador Romero Jucá (PMDB-RR), votada a toque de caixa no Senado e inspirada nas campanhas milionárias de sempre, só que agora com recursos públicos”, criticou.

Já o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) defendeu a medida. “O texto aprovado pelo Senado é o mesmo discutido na comissão da Câmara relatada pelo deputado Vicente Candido (PT-SP)”, afirmou. Segundo Rocha, há compromisso para a retirada de pontos sobre a divisão dos recursos entre os partidos e o uso do Fundo Partidário.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que haverá um novo texto em votação no Plenário da Câmara. “O deputado Vicente Candido vai apresentar um substitutivo com um esforço para pegar parte do que foi aprovado no Senado e na comissão da Câmara, vai estabelecer aquilo que negociamos com todos os partidos”, declarou. Para Guimarães, o financiamento público proposto vai moralizar as campanhas e acabar com o caixa dois eleitoral.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pela página oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.