Política e Administração Pública

Bancada do PEN vai se aliar ao governo para superar crise econômica

19/02/2016 - 11:28  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Junior Marreca
Junior Marreca: prioridade para o PEN é enfrentar crise econômica

Reconduzido à liderança do Partido Ecológico Nacional (PEN), o deputado Junior Marreca (MA) afirmou que a bancada do partido, que conta com dois parlamentares, está unida com o governo, para superar a crise econômica. O líder é favorável à recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), à reforma da Previdência e à reforma tributária.

Natural de Salgueiro (PE), Marreca está em sua primeira legislatura como deputado federal. Advogado, já foi presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e prefeito de Itapecuru Mirim (MA).

A Agência Câmara está publicando entrevistas com todos os líderes de bancadas escolhidos ou reconduzidos neste ano.

Quais serão as prioridades da sua bancada em 2016?
A prioridade do PEN é a pauta do Brasil. Nós precisamos manter uma pauta importante para o Brasil, precisamos retirar o Brasil da crise, superar a crise política para enfrentar a crise econômica. A bancada do PEN está unida com a bancada do governo para que possamos criar uma pauta para defender a população brasileira.

O PEN será contra ou a favor da proposta de recriação da CPMF?
A CPMF é uma contribuição importante para o Brasil. Ela é venosa, na veia, gera receitas todos os dias. No formato que estamos pensando, para ajudar a União e estados e municípios também, é importante a criação desse imposto, mas com muito cuidado, para não aumentar a carga tributária do brasileiro. O formato da CPMF deve ser diferente do que já foi: ela deve existir, mas deixar de existir quando a economia ganhar robustez e sairmos da crise.

Qual é a posição da sua bancada em relação à Reforma da Previdência? Que tipo de mudança no atual sistema previdenciário deve ser aprovada? E que tipo de mudança na Previdência o seu partido rejeitará?
A questão previdenciária é mundial, porque as pessoas estão vivendo mais e, com isso, é preciso se reformular a Previdência. Hoje, o Brasil já gasta mais de R$ 100 bilhões na Previdência. Então nós precisamos encontrar algum mecanismo de amenizar esse impacto nas contas do País. É necessária uma reforma da Previdência urgente, porque ela não é para agora: você toma decisão agora e ela vai refletir nos próximos governos. Mas meu partido defende os direitos adquiridos – nisto ninguém pode mexer.

A sua bancada será contra ou a favor da proposta de prorrogação da DRU? E contra ou a favor da extensão da DRU aos estados e municípios?
É um tema polêmico. Estamos trabalhando com o governo para tomar a melhor posição em relação a isso.
Em relação à reforma tributária, a sua bancada defenderá a aprovação de quais propostas?
A tão falada reforma tributária é difícil de fazer, porque as bancadas têm suas divisões: São Paulo não quer perder receita para o Maranhão, ninguém quer abrir mão de nada. Mas, ao longo dos anos, se amadureceu muito, já chegamos a alguma proposta mais razoável. Acredito que o governo entrando no circuito e tentando resolver quem perde e quem ganha, pode sair uma reforma tributária bem contextualizada. É fundamental a reforma para o País. Com ela, com certeza vamos conseguir diminuir a carga tributária.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.