Política e Administração Pública

Redução dos gastos públicos e da burocracia está entre prioridades do PP, diz líder

25/02/2016 - 16:41  

 Escolhido líder do PP para 2016, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) afirma que a reforma do Estado, com menos gastos e burocracia e mais eficiência, está entre as prioridades do partido.

O parlamentar também destaca que a reforma tributária é essencial para o País retomar a competitividade e sair da crise econômica por que passa. O desenvolvimento da agricultura é outra pauta importante a ser defendida pela bancada, informa o líder.

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante audiência pública
Aguinaldo Ribeiro: melhoria das commodities também está na pauta a ser defendida pelo partido

Natural de Campina Grande, Aguinaldo Ribeiro já foi ministro das Cidades e está em seu segundo mandato como deputado federal.

A Agência Câmara está publicando entrevistas com todos os líderes de bancadas escolhidos ou reconduzidos neste ano.

Quais as prioridades da bancada do PP em 2016?
Primeiro, queremos construir uma agenda de contribuições para o País sair da crise. Além das propostas que já estão na Casa, temos de enfrentar temas como a reforma do Estado. O partido vai apresentar soluções para que tenhamos uma administração pública menor, com mais eficiência e menos burocracia. Queremos incentivar uma gestão de meritocracia, de resultados – é isso que todo cidadão espera. A bancada tem essa característica de focar no desenvolvimento, ter o progresso como meta. Também vamos trabalhar pelo avanço da agricultura e a melhoraria das commodities.

E com relação à recriação da CPMF (PEC 140/15)? A bancada votará contra ou a favor?
Vamos discutir dentro do partido. Há uma resistência muito grande na sociedade porque representa aumento de tributos. Mas não podemos negar também que existe um problema sério de caixa nas prefeituras, que tende a se agravar neste cenário no qual não vemos avanços na economia. É preciso pensar com muita serenidade sobre a CPMF para não simplesmente criarmos uma contribuição que não vai solucionar o problema do País. Porém isso é a bancada que vai discutir, iremos ouvir e respeitar a posição dos parlamentares.

A legenda já tem alguma decisão sobre a DRU (PEC 4/15 e apensadas)?
O partido ainda vai discutir e avaliar se é uma boa medida para o País. Há posições divergentes e convergentes. A decisão que for tomada deverá respeitar o compromisso da gestão eficiente. Temos de ouvir o que cada parlamentar pensa no seu estado e município e formar a maioria. É difícil atingir o consenso em uma legenda grande como o Partido Progressista, mas a maioria nós iremos formar.

Qual a posição do partido sobre a reforma da previdência?
Vamos aguardar a proposta concreta que o governo prometeu enviar ao Congresso. É iminente que precisamos enfrentar essa reforma, encontrar uma forma de fazer com que a previdência feche a conta. No momento propício, faremos essa avaliação.

Para encerar, qual opinião da bancada a respeito da reforma tributária?
Reforma tributária e pacto federativo são dois temas que estão atrelados e, na minha opinião, devem ser analisados o mais rápido possível porque vão fazer com que tenhamos maior competitividade no País.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta