Política e Administração Pública

Deputados dizem que PEC do Pacto Federativo reduzirá poder da Câmara

02/09/2015 - 21:07  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

Parlamentares contrários à PEC do Pacto Federativo (172/12) dizem que o texto vai reduzir o poder dos deputados federais.

O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG) disse que a proposta é um “atentado à Câmara” e vai “assassinar o mandato do deputado federal”.

A proposta impede lei de transferir gastos para estados, Distrito Federal ou municípios sem a previsão de recursos necesários ao custeio.

“Ela desautoriza os deputados de analisar questões futuras, retira o poder decisório do deputado federal. As propostas de campanha irão por água abaixo”, criticou.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) voltou a criticar a proposta. “Está enganado quem pensa que essa proposta vai gerar recursos para estados e municípios. Na verdade, nada mais poderá ser apresentado nesta Casa sem a devida alocação orçamentária”, afirmou.

O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) é outro parlamentar que vê prejuízos no exercício do Legislativo. “Da forma como está aqui, qualquer ato legal implicará a responsabilização de 100% dos recursos por parte do governo federal. Nada poderá ser decidido por nós que interfira nas esferas estaduais e municipais”, disse.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 172/2012

Íntegra da proposta