Política e Administração Pública

Líder do governo diz não ter compromisso com emendas ao texto do Supersimples

02/09/2015 - 18:29  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que Planalto não tem compromisso com qualquer mudança feita pelo Plenário da Câmara ao texto-base do projeto que amplia os limites do Supersimples (PLP 25/07). Ele disse que o acordo é manter o texto aprovado ontem.

“Não posso assumir os destaques. Isso pode prejudicar o texto que nós aprovamos”, afirmou.

Guimarães indicou que eventuais mudanças aprovadas por meio de destaques poderão ser vetadas. “Cada destaque altera o acordo que foi feito”, reclamou.

Produtores de vinho
O Plenário analisa um destaque para ampliar o alcance das empresas produtoras de vinho, cerveja e cachaça que poderão ser incluídas no Simples. A proposta original limita a inclusão às empresas com produção artesanal, mas o destaque do PTB quer retirar essa expressão.

O deputado Afonso Hamm (PP-RS) disse que há pequenas empresas vinícolas que não têm método artesanal, mas são pequenas e deveriam ser incluídas. “O termo apropriado seria de pequeno porte. Muitas ficam de fora”, afirmou.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) ressaltou que a produção artesanal exige uma regulamentação futura para garantir a inclusão dessas empresas no Simples.

O relator do projeto, deputado João Arruda (PMDB-PR), defendeu a manutenção do termo. Ele disse que as microcervejarias serão beneficiadas e que o método já é definido pelo governo.

Já o deputado Esperidião Amin (PP-SC) disse se tratar de uma dupla restrição. “O Simples trata de faturamento. O método artesanal é uma dupla restrição odiosa”, criticou.

José Guimarães rebateu as críticas. "Se tirar isso, vai beneficiar todos os produtores de bebidas. É justo isso?", questionou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 25/2007

Íntegra da proposta