Política e Administração Pública

PEC do Pacto Federativo divide opiniões em Plenário

02/09/2015 - 20:33  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

A PEC do Pacto Federativo (172/12), que impede lei de transferir gastos para estados, Distrito Federal ou municípios sem a previsão de recursos necessários ao custeio, dividiu opiniões no Plenário da Câmara dos Deputados.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), informou que uma nova proposta deverá ser criada para proteger também os cofres da União.

Já o deputado Caio Narcio (PSDB-MG) aproveitou para criticar a política de desonerações do governo federal, que cria isenções em tributos que compõem os fundos repassados aos estados e municípios, que têm os repasses diminuídos. “Está fazendo graça com o chapéu alheio”, criticou.

Caio Narcio disse que a intenção da PEC é proteger estados e municípios. “Vemos hoje muitos prefeitos com a língua para fora sem ter como pagar as contas e têm passado dificuldades para cumprir o papel para o qual foram eleitos”, comentou.

PEC 300
Na avaliação do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), no entanto, a PEC em si não garante repasse de recursos. “O objetivo é outro, é impedir a aprovação de matérias que são objeto de outras propostas em tramitação na Câmara. A PEC 300 [piso salarial para policiais e bombeiros] ficará comprometida”, criticou.

Faria de Sá afirmou que os deputados virarão “vereadores federais”. “Só vai poder mudar nome de ponte, porque tudo mais terá carimbo de inadequação financeira”, alertou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 172/2012

Íntegra da proposta