Política e Administração Pública

Cunha propõe acordo para acabar com obstrução à reforma política

03/02/2015 - 23:09  

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou um acordo de procedimentos para por fim à obstrução contra a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13 sobre reforma política.

Essa PEC foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Reforma Política, coordenado pelo ex-deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) no ano passado. Ela prevê o voto facultativo, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. A proposta estabelece ainda um sistema misto – público e privado – para o financiamento das campanhas.

Cunha informou que mesmo outros projetos de lei sobre matéria infraconstitucional serão tratados em conjunto pela comissão especial se apresentados como emenda e poderão fazer parte do texto constitucional, assim como as PECs apensadas.

Quanto aos projetos que determinado grupo de deputados não queira que entrem no texto constitucional, haverá o compromisso político de conceder urgência a esses projetos, que serão votados no mesmo momento de votação da PEC no Plenário.

O mérito da proposta de emenda deverá ser votado pela comissão especial em 40 sessões do Plenário.

Mais informações a seguir.

Assista ao vivo.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 352/2013

Íntegra da proposta