Deputado acredita que maioria é favorável a legalização dos bingos
30/03/2010 - 13:58
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) afirmou que a aprovação da legalização dos bingos nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público indica a disposição dos deputados em aprovar a matéria. A afirmação foi feita na comissão geralA sessão plenária da Câmara pode ser transformada em comissão geral para debater assunto relevante, projeto de iniciativa popular ou para ouvir ministro de Estado. A diferença entre os debates ocorridos durante a votação de matérias e a comissão geral é que, nessas ocasiões, além dos deputados, são convidados a falar representantes da sociedade relacionados ao tema debatido. sobre o assunto, que ocorre neste momento no plenário da Câmara. Ele argumenta que a proposta estabelece regras para evitar que a atividade se torne criminosa.
Tatto disse que, como o maior gargalo parece ser o controle da atividade, os órgãos da área de fiscalização deveriam ajudar a aperfeiçoar as propostas sobre o assunto. Ele sugere, inclusive, a criação de uma agência reguladora para o setor.
Debate importante
O vice-líder do governo, deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), alertou para a importância de enfrentar a discussão sobre funcionamento de bingos no Brasil. Busato disse que o jogo, legalizado em quase 130 países, gera empregos e desenvolve o turismo. “Ou regulamentamos este tipo de atividade ou fazemos igual avestruz, colocamos a atividade debaixo da terra e fazemos de conta que nada está acontecendo”, afirmou.
Na avaliação dele, o controle da Receita Federal sobre o Imposto de Renda indica que há viabilidade para a fiscalização dos bingos.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Paulo Cesar Santos