SALÁRIO DE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO É ÍNFIMO

04/09/2001 - 12:32  

A presidente da Associação dos Professores Universitários da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Beatriz Couto, criticou os baixos salários pagos pelo Governo aos professores universitários. Segundo assinalou, o vencimento básico inicial do professor universitário é de apenas R$ 122,21. "É tão insignificante que não dá para comprar o dicionário do Houaiss, lançado recentemente ao preço de R$ 136,00".
Ela está participando da Comissão Geral convocada para discutir a questão salarial dos servidores públicos federais. A maioria dos servidores encontra-se há quase sete anos sem reajuste salarial. Eles reivindicam aumento 75,48% para recuperar as perdas salariais até dezembro de 2000.

GREVE

Os servidores federais estão em greve para pressionar o Governo. A greve já atinge 47 universidades públicas, escolas técnicas e agrotécnicas federais, além de categorias da administração direta como a dos previdenciários, funcionários da Saúde, do ministério público da União, do Ibama e dos tribunais.

Cerca de 700 pessoas, representando associações, federações e sindicatos estão presentes ao debate, no plenário da Câmara dos Deputados.
O autor do requerimento para a transformação da sessão plenária em Comissão Geral, deputado Aldo Arantes (PCdoB-GO) disse na tribuna que a proposta de reajuste de 3,5% dos salários dos servidores tem como objetivo agradar ao FMI.
Arantes informou à Agência Câmara que espera a abertura do diálogo por parte do Governo. Ele disse ainda que a os servidores pretendem solicitar uma audiência com o presidente Fernando Henrique para discutir a questão.

Por Cláudia Lisboa/CQ

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Câmara)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.8473/7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.