Raí diz que atletas querem transparência em clubes, ligas e federações
10/09/2013 - 16:42
O ex-jogador de futebol Raí disse que os atletas estão confiantes na aprovação da emenda incluída na MP 620/13 que garante a transparência na gestão de clubes, ligas, federações e outros órgãos dirigentes do esporte que recebem recursos do governo federal. Eles estiveram reunidos com líderes da base e agora vão conversar com a oposição.A MP está na pauta de hoje do Plenário.
"Todos os clubes, federações e confederações que recebem dinheiro público têm a obrigação de dar a contrapartida para disseminar a sua modalidade, democratizar o esporte. Sem esses requisitos que estamos exigindo nessa emenda, as decisões ficam para um comitê que favorece pequenos grupos e não o interesse do esporte em geral", disse.
A proposta cria regras de governança para entidades desportivas - clubes, ligas nacionais e regionais, entidades de administração regional e nacional do desporto, o Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Clubes.
O texto determina que só receberão recursos as entidades que destinem integralmente os lucros para manutenção e desenvolvimento dos objetivos sociais; sejam transparentes na gestão e garantam a representação dos atletas nos conselhos técnicos e órgãos de direção (essa última regra não se aplicaria às entidades de prática desportiva).
Os deputados deverão retirar em Plenário a inclusão de pagamento de salário compatível com o mercado para os dirigentes como requisito para o recebimento de recursos federais.
O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), também quer tirar a limitação de mandato dos dirigentes. Esse ponto, segundo Raí, tem o objetivo de evitar que dirigentes se eternizem nos cargos.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo