Educação, cultura e esportes

Atletas pedem aprovação de mudanças na lei sobre desporto

10/09/2013 - 11:09   •   Atualizado em 10/09/2013 - 11:32

O ex-jogador de futebol Raí e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser - respectivamente, diretor e presidente da ONG Atletas pelo Brasil, entidade que trabalha com gestão do esporte - participam neste momento da reunião de líderes da base aliada, para pressionar o governo a apoiar a aprovação de emendas à Medida Provisória 620/13. Também participou da reunião o ex-nadador Gustavo Borges, atleta associado à ONG.

A MP original autoriza a Caixa Econômica Federal a financiar móveis e eletrodomésticos para beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. O programa foi batizado pelo governo de Minha Casa Melhor. Em seu relatório, a senadora Ana Rita (PT-ES) incluiu o conteúdo de duas propostas – uma delas altera a lei sobre desporto.

Apoiadas pelos atletas, as emendas à MP exigem que, para receberem dinheiro público, os clubes esportivos limitem o mandato de seus presidentes ou dirigentes para no máximo quatro anos, permitida uma recondução. Sua remuneração também terá de ser compatível com o valor praticado no mercado.

O relatório de Ana Rita também permite a participação dos atletas na gestão, como medida para garantir a transparência dessas entidades.

A MP 620 está na pauta de hoje do Plenário.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.