Política e Administração Pública

Relator pede rejeição de emendas a projeto que restringe novos partidos

17/04/2013 - 20:01  

O deputado Magela (PT-DF) terminou de ler seu parecer, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, às emendas de Plenário ao projeto que cria restrições para novos partidos. A proposta impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura.

Magela pediu a rejeição de todas as emendas apresentadas ao texto (PL 4470/12). Entretanto, há um destaque de preferência para a votação de uma delas, do DEM, assinada por vários partidos, que propõe uma nova distribuição do tempo de propaganda eleitoral.

Pela emenda, em vez de 1/3 do tempo ser dividido igualmente entre todos os partidos, essa parcela é subdividida entre os partidos com base no número de representantes eleitos nas eleições anteriores (2/3) e entre todos igualitariamente (1/3).

O PSDB, o PPS, o Psol, o PSB e o PV obstruem os trabalhos por considerarem que a mudança é “casuística” para impedir a fusão ou o surgimento de outros partidos até as eleições do próximo ano.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4470/2012

Íntegra da proposta