Sete partidos querem retirar da pauta projeto sobre fundo eleitoral
18/09/2019 - 18:33 • Atualizado em 18/09/2019 - 18:43
Sete partidos (PSDB, Novo, Podemos, PSL, Rede, Psol e PV) são contra a votação, na sessão de hoje, do projeto que altera regras de uso e fiscalização do fundo eleitoral (PL 5029/19, antes numerado como PL 11021/18). Já o Pros mudou sua orientação no decorrer da votação.
A Câmara dos Deputados aprovou no início do mês um texto com vários pontos, que acabaram rejeitados pelo Senado. Cabe decidir agora qual texto vai prevalecer.
O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que é preciso fazer uma análise minuciosa das mudanças. “Existem dúvidas sobre o tema, e o PSDB não vai votar sem que haja clareza sobre todos os itens”, declarou.
O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) afirmou que o tema não foi sequer discutido entre os líderes partidários. “Qual o problema de ampliar a discussão de um tema que tem tamanha reação negativa?”, questionou.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, alertou que o ideal é que o texto seja encaminhado à sanção com tempo para que eventuais vetos sejam analisados. As regras eleitorais precisam estar em vigor um ano antes das eleições para serem aplicadas em 2020.
A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que alguns deputados não estão sendo sinceros no encaminhamento. “A impressão é que muita gente quer que aprove, mas não quer se comprometer com o voto. As pessoas torcem, mas não são sinceras no seu voto”, afirmou.
Mais informações a seguir.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli
