PSDB critica MP que aumenta tributos de produtos importados
19/05/2015 - 20:48
O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) disse que o aumento de impostos de produtos importados previsto na Medida Provisória 668/15 vai resultar em maior inflação. "O importador não vai ficar no prejuízo, é o consumidor final que vai pagar a conta", disse. Sobre medicamentos, segundo ele, o aumento será de cerca de 6,5%.
Já o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) defendeu a MP. Ele afirmou que o aumento no PIS/Cofins fortalecerá a arrecadação da seguridade social. "Se queremos benefícios, investimentos em saúde pública, evitar que jovens entrem no mundo do crime, há de se fortalecer o sistema de seguridade para repor a arrecadação", disse.
Rodrigues explicou que o governo perdeu uma ação no Supremo Tribunal Federal sobre a base de cálculo desses dois tributos e, portanto, tem de repor a arrecadação. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), no entanto, disse que a ação já foi perdida há mais de dez anos e denunciou a "fúria arrecadatória" do governo. "O País tem as maiores taxas da galáxia", afirmou.
A MP 668 está em discussão no Plenário da Câmara dos Deputados.
Mais informações a seguir
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli