Política e Administração Pública

Relator do PNE diz que 10% do PIB beneficiará educação pública e parceria privada

03/06/2014 - 17:45  

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), defendeu a rejeição do destaque que pretende retirar do investimento mínimo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação os gastos com isenções, bolsas e financiamentos – parcerias com iniciativa privada como ProUni, Pronatec, Fies, Ciência sem Fronteiras, entre outros.

Vanhoni disse que há dinheiro suficiente nos 10% do PIB para melhorar o ensino público e pagar as parcerias privadas. “Dez por cento são mais do que o suficiente para a realização de todo o Plano Nacional de Educação”, afirmou. Ele ressaltou ainda que os gastos com as parcerias são muito pequenos em relação a todo o investimento no ensino público.

O texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) foi aprovado na semana passada. O projeto estabelece 20 metas para melhorar a educação pública nos próximos dez anos, como a melhoria dos salários dos professores, escola integral para 25% dos alunos da educação básica, universalização das matrículas de crianças de 4 a 5 anos, erradicação do analfabetismo, melhoria da gestão, entre outros.

Neste momento, o Plenário analisa destaques ao projeto.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta