Líder do governo diz que investimento em educação triplicou nos últimos 12 anos
03/06/2014 - 17:38
O líder do governo em exercício, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que o investimento do governo em educação triplicou desde 2003. “Nosso governo herdou uma educação pública com orçamento em torno de R$ 35 bilhões e, hoje, chega a R$ 101,9 bilhões, quase três vezes mais. Isso é prioridade para educação”, disse Fontana, na sessão de votação de destaques ao projeto do Plano Nacional de Educação (PNE).
Fontana defendeu a manutenção, no limite dos 10% de investimento mínimo de educação em 2024, de gastos com isenção, financiamentos, bolsas e outras parcerias com a iniciativa privada – programas como Prouni, Fies, Ciência sem Fronteiras, Pronatec, creches conveniadas, entre outros. “Não podemos criar aqui um debate falso. O jovem que ganha uma bolsa do Prouni faz parte da educação pública, ele conquista uma bolsa pelo Enem e vai estudar de graça”, disse.
Neste momento, os deputados analisam em Plenário um destaque que retira as isenções, financiamentos e bolsas do mínimo de investimento em educação. Esse destaque não tem o aval do governo.
Apesar de defender a ampliação do investimento em educação pública, a líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), disse que o PNE já é uma grande vitória, independentemente do resultado dos destaques. “Não há nenhum resultado que apague o resultado da comissão especial”, disse.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli