Parlamentares cobram medidas adicionais para conter a crise
09/08/2011 - 19:53
O deputado Cláudio Puty (PT-PA), que é professor de Economia, avaliou que as medidas de curto prazo adotadas pelo governo para conter a crise internacional estão acertadas, mas ele acredita que é preciso aprofundar as medidas de longo prazo, com incentivos ao desenvolvimento sustentável.
O deputado Osmar Terra (PMDB-RS) criticou o governo pelo pagamento de juros para banqueiros – R$ 250 bilhões neste ano, segundo afirmou – e pediu incentivos para a indústria de alimentos. “Sou de uma região em que os frigoríficos são vitais para a manutenção do emprego, empregando dez vezes mais que as indústrias de calçados e móveis, que foram beneficiadas pelas medidas contra a crise”, disse.
Já o deputado Paulo Maluf (PP-SP) criticou o aumento de juros para combater a inflação. Segundo ele, o problema é que o maior tomador de empréstimos é o próprio governo, e cada aumento na taxa Selic significa maior gasto com pagamento da dívida pública.
Os parlamentares participam de comissão geral que ocorre neste momento no Plenário da Câmara para debater a crise financeira mundial. Assista ao vivo na transmissão da TV Câmara.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcos Rossi