Economia

Mantega: Brasil está preparado para suportar até agravamento da crise

09/08/2011 - 16:00  

O Brasil está hoje bem preparado para suportar até um agravamento da crise. A constatação foi feita há pouco pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em discurso na comissão geral que debate o agravamento da crise econômica mundial. Segundo ele, o elevado volume de reservas internacionais (347 bilhões de dólares, cerca de R$ 600 bilhões), a melhoria dos indicadores fiscais e um mercado interno forte tornam o Brasil mais bem preparado para enfrentar um agravamento da crise econômica nos países industrializados.

“A dívida brasileira é uma das poucas do mundo que está caindo, e não subindo”, afirmou o ministro. Pouco antes ele havia dito que a dificuldade dos países avançados de honrarem suas dívidas soberanas está no cerne da atual crise econômica.

Ônus
Mantega, porém, fez uma ressalva: bem preparado não significa que não haverá ônus. Por isso, segundo ele, é importante que o País mantenha o controle dos gastos públicos e adote medidas de dinamização da indústria nacional, hoje sob forte pressão da concorrência internacional.

Mantega pediu apoio dos demais poderes (Legislativo e Judiciário) para evitar um crescimento dos gastos públicos agora. “Da parte do Executivo haverá todo empenho para que não tenhamos crescimento de despesa”, disse o ministro.

A comissão geral continua ocorrendo no Plenário Ulysses Guimarães.

Continue acompanhando a cobertura desse evento.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.