Economia

Brasil está protegido da tendência mundial de recessão, avalia Mercadante

09/08/2011 - 17:30  

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que o Brasil tem “sólidas linhas de defesa” contra a crise financeira mundial. Segundo ele, o governo Lula adotou medidas estruturantes que, hoje, protegem o Brasil das tendências recessivas mundiais.

Entre as medidas citadas, estão: amadurecimento da democracia, com ampliação da capacidade de negociação entre governo e oposição em temas importantes; redução da vulnerabilidade externa, com o desenvolvimento de comércio com países diferentes, como os outros da América do Sul; revitalização dos bancos públicos; fortalecimento de instituições públicas como a Petrobras; parcerias entre o governo e o setor privado, como no programa Minha Casa, Minha Vida; além da estabilidade da economia. “Hoje, a estabilidade econômica é um valor nacional, suprapartidário. O Brasil felizmente abandonou o populismo econômico”, disse.

Segundo Mercadante, contudo, as iniciativas que mais geraram impacto no fortalecimento da economia nacional foram aquelas de transferência de renda e redução da pobreza, como o programa Bolsa Família e a valorização do salário mínimo. “Isso permitiu que tirássemos da pobreza quase 40 milhões de pessoas, criando um mercado interno importante”, explicou.

O ministro da Ciência e Tecnologia participa de comissão geral, no Plenário da Câmara, sobre a crise financeira mundial.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcos Rossi

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.