Relator defende mudança na distribuição das comissões e em regras de suplente
27/04/2016 - 17:24

O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), defendeu a proposta que altera a definição de vagas das comissões para acomodar as mudanças da janela de troca de partidos (PRC 134/16). Ele é relator da medida e criticou a intenção de se alterar a proposta para que ela só tenha efeito nos órgãos compostos a partir da publicação da proposta, ou seja, excluindo o Conselho de Ética.
“Não pode ter dupla regra em determinadas comissões, essa ideia de que não podemos mexer no Conselho de Ética. Os componentes estarão preservados, os indicados dos partidos estarão lá indicados”, afirmou Mansur.
A emenda que exclui o Conselho de Ética das mudanças é de autoria da Rede, com o apoio de diversos partidos. A intenção é preservar a composição atual do conselho, para que eventuais mudanças não alterem o julgamento do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
“O foco é alterar o critério de ocupação de suplência para investigar Eduardo Cunha. Não podemos criar um precedente grave e complexo como este”, denunciou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
A crítica foi rebatida pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS). “O suplente é do partido, esta é a vida da Casa, a forma que atuamos. Temos de ter segurança de que será colocada a posição do partido no colegiado”, disse.
Mais informações a seguir
Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli