Política e Administração Pública

Líder do PCdoB diz que mudança na meta fiscal não fere Responsabilidade Fiscal

03/12/2014 - 16:11  

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), rebateu há pouco o discurso da oposição de que, ao propor a mudança na meta do superavit, o Executivo violará a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Não é verdade que essa mudança agrida a LRF. As maiores economias do mundo - China, Europa e Estados Unidos - não fazem superavit", defendeu.

Ela acusou a oposição de disseminar "desinformação". "Para quem teve a votação que teve, o senador Aécio Neves [PSDB-MG] se apequena quando incita o preconceito e se prende a coisas menores", afirmou. Mais cedo, Neves disse que os deputados da base teriam sido "comprados" pelo decreto editado na última sexta-feira que vincula a liberação de emendas à mudança na meta.

O projeto é prioritário para o governo porque, ao autorizar os descontos de investimentos e desonerações da meta fiscal, na prática desobriga o governo de cumprir a meta de economia. Ele terá cumprido a meta mesmo em déficit.

Jandira ressaltou que a política econômica optou por manter o emprego a fazer arrocho. "A redução [do superavit] é em nome de manter programas sociais, o PAC, o Minha casa, Minha vida, empregos, folha de salários. Se isso deu resultado ou não é outro debate, mas o objetivo da política econômica foi manter empregos", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.