Política e Administração Pública

Aumento de recursos do FPM pode resolver crise dos municípios, diz deputado

A população pode participar do debate enviando perguntas pela internet ou pelo telefone 0800 619 619.

12/11/2013 - 12:57  

O deputado Fábio Faria (PSD-RN) fez apelo há pouco para que os parlamentares aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/13), que aumenta os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na comissão geral sobre a crise financeira dos munícipios, Fábio Faria, que propôs a sessão, disse que a aprovação da PEC poderá resolver esse problema.

Assista ao vivo.

Tramitando no Senado, a proposta aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). De acordo com Faria, a previsão é de que a aprovação da PEC 39/13 aumente em R$ 6,9 bilhões a arrecadação anual dos municípios. “Temos que aprovar a proposta, nem que seja com a previsão de aumento de 1% para este ano, e de 1% a partir do ano que vem”, opinou.

Fábio Faria também pediu que os parlamentares não aprovem mais nenhum projeto de lei sem avaliar o impacto financeiro nas prefeituras do Brasil. “Os encargos têm ficado não com a União, mas sim com as prefeituras”, disse.

Além disso, o parlamentar elogiou a aprovação pela Câmara da proposta de Orçamento Impositivo. “Poderemos prometer as obras nos municípios e garantir efetivamente o resultado”, afirmou. “Hoje às vezes temos vergonha de voltar às cidades, porque o governo federal não libera os recursos, e o deputado federal é chamado no município de mentiroso”, completou.

Participe
Os cidadãos podem participar do debate sobre a situação financeira de suas cidades enviando perguntas e comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619) e pelo portal e-Democracia.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7495/2006

Íntegra da proposta