Novo CPC deve dar mais autoridade à corte local, diz presidente da AMB
19/09/2013 - 12:14
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Henrique Nelson Calandra, afirmou há pouco que o novo Código de Processo Civil (PL 8046/10, apensado ao PL 6025/05) deve dar mais autoridade à corte local.
“Esta Casa deve produzir para o povo brasileiro um código que incorpore no nosso procedimento o chamado ‘trial’ norte-americano”, afirmou, em comissão geral que ocorre neste momento, no Plenário. “Deve-se confiar no advogado para ouvir testemunhas, na presença de um notário, como ocorre com os advogados norte-americanos”, completou. Ele acredita que isso pode dar celeridade aos processos civis.
Calandra elogiou ainda a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello nesta quarta-feira (18), que votou a favor dos embargos infringentes no processo do mensalão. Com isso, ao menos 12 réus poderão entrar com novos recursos que levarão a uma reanálise de seus casos. Ele considerou a atuação um avanço democrático.
“O Brasil não poderia deixar de conceder a qualquer réu o direito a recorrer a um julgamento”, disse. “Celso de Mello teve a coragem de dizer em alto e bom som que o Brasil não é um País autoritário, que o País tem o direito de fazer julgamentos com base na Constituição”, completou.
O presidente da AMB acrescentou ainda que o Brasil respeita tratados internacionais que asseguram a todos os julgados o reexame do julgamento pela própria Corte ou por outra Corte. “Não se pode aniquilar vidas apenas porque alguém tem pressa”, concluiu.
Participe do debate
Quem quiser pode enviar perguntas aos deputados ou fazer comentários sobre o debate pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou pelo portal e-Democracia. Clique aqui e participe!
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger