Direitos Humanos

Proposta torna crime a apologia a ditadura e rupturas institucionais

A pena será de detenção, de três a seis meses, ou multa

10/04/2015 - 17:17  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão de homenagem aos 25 anos de fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE). Dep. Wadson Ribeiro (PCdoB-MG)
Wadson Ribeiro: "Democracia não combina com a apologia a crimes pretéritos"

O Projeto de Lei 980/15 criminaliza a apologia à volta da ditadura militar ou a pregação de ruptura institucional. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o artigo 287 do Código Penal, que hoje já prevê o crime de “apologia de crime ou criminoso”. A pena é de detenção, de três a seis meses, ou multa.

Conforme o texto, o crime de “apologia de crime, criminoso e ditadura militar” consistirá em “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime, apologia ao retorno de ditadura militar ou a pregação de novas rupturas institucionais”. A pena será de detenção, de três a seis meses, ou multa.

“A democracia e o Estado Democrático de Direito não combinam com a apologia a crimes pretéritos ou a pregação de crimes futuros”, disse o autor da proposta, deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), ao defender as mudanças.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 980/2015

Íntegra da proposta