Política e Administração Pública

Deputados estaduais cobram votação da reforma política e do pacto federativo

10/04/2015 - 17:46  

Na 4ª edição do programa Câmara Itinerante, que acontece neste momento em Natal (RN), parlamentares locais questionam deputados federais sobre o cronograma de votação de propostas ligadas à reforma política e ao pacto federativo.

Em resposta ao deputado estadual Walter Alves (PMDB-RN), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, voltou a afirmar que a expectativa é que a reforma política seja votada pelo Plenário da Casa até o fim de maio.

Sobre a nova divisão de recursos entre União, estados e munícipios, Cunha disse que em 2016 “a realidade de uma reformulação do pacto federativo acontecerá de forma mais vigorosa”. Segundo ele, em 2015, a Câmara deve estar envolvida com outras votações.

Ainda sobre o pacto federativo, o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), relator da comissão especial que analisa a matéria, foi questionado pelo deputado estadual Rogério Marinho (PSDB-RN) sobre o “o enorme abacaxi que deverá descascar, já que deverá atender todas as demandas dos entes federativos”.

Forte ressaltou a importância do debate de hoje e destacou que todos os gestores públicos deverão se esforçar para encontrar um consenso sobre as necessidades de mudanças na partilha de recursos entre União, estados e municípios.

Mais informações a seguir

Reportagem - Thyago Marcel
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.