Em debate no RN, Cunha reafirma necessidade de reforma política
10/04/2015 - 17:12
O início do Câmara Itinerante na cidade de Natal (RN) na tarde desta sexta-feira (10) foi marcado por discussões sobre reforma política, pacto federativo – com ênfase na descentralização do poder entre União, estados e municípios – e participação popular.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que todo mundo fala em reforma política, mas até o momento o tema não avançou o suficiente. “No dia que a presidente [Dilma Rousseff] venceu as últimas eleições, ela falou em reforma. Mas quando vamos falar, é como escalar a seleção brasileira, cada um tem a sua. Uma coisa é certa: ninguém aguenta mais uma eleição nos moldes da ocorrida em 2014”, declarou. “Vamos buscar uma alternativa para adotar um método em que a maioria decida sobre o sistema político.”
Participação
O programa Câmara Itinerante pretende levar os deputados a diferentes regiões do País para que ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional.
“A Câmara é a ressonância dos anseios nacionais. Esse formato de debate, em parceria com as câmaras municipais, revelará que tipo de reforma política a população irá querer”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira.
Cunha, que foi homenageado pelos membros da assembleia, onde ocorre o debate, salientou que o programa tem justamente “esse objetivo de ir a todas as partes do País levantando os desejos da população”.
Autoridades presentes ao evento destacaram ainda a participação da sociedade civil, que, em tempo real, pode enviar perguntas por meio de sala de bate-papo do portal e-Democracia e do telefone 0800 619 619 (ligação gratuita).
Mais informações a seguir
Reportagem - Thyago Marcel
Edição - Marcelo Oliveira