Política e Administração Pública

Deputados alertam sobre risco de PEC inviabilizar doação a candidatos

12/08/2015 - 21:55  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

Os deputados Silvio Costa (PSC-PE) e Júlio Delgado (PSB-MG) alertaram que, ao aprovar o texto previsto na PEC da Reforma Política, os deputados poderão inviabilizar as doações para suas campanhas. O texto proíbe candidatos de receber doações de pessoas jurídicas, que doariam apenas para os partidos.

Para esses deputados, no entanto, como o partido também é uma pessoa jurídica, não poderá repassar dinheiro aos candidatos. “Este texto complica a vida dos candidatos”, disse Silvio Costa, que, mesmo assim, declarou voto favorável “porque a democracia custa caro”.

Júlio Delgado afirmou que o dinheiro irá para congressos, programas partidários, mas não aos candidatos. “Esse dinheiro não vai poder chegar ao candidato, a Justiça não vai aceitar isso”, disse.

O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), defendeu a medida. “Ou esta Casa define o modo de financiamento ou abre mão de suas prerrogativas e deixa o Supremo decidir”, disse ele, referindo-se à ação de inconstitucionalidade movida contra a doação empresarial para campanhas de candidatos.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta