Política e Administração Pública

Pedro Barusco consegue liminar no STF para não comparecer a CPI

07/07/2015 - 18:46  

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar a habeas corpus pedido pelo ex-gerente da área de Serviços da Petrobras Pedro Barusco que dá a ele o direito de não comparecer às acareações marcadas pela CPI da Petrobras para amanhã e quinta-feira.

A CPI tinha marcado duas sessões de acareação para Barusco na quarta e na quinta-feira, respectivamente com Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, e com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

O habeas corpus foi impetrado pela advogada de Barusco, Beatriz Catta Preta, que argumentou que o ex-gerente não pode comparecer nesta semana em razão de suas condições de saúde. Segundo a advogada, Barusco luta contra um câncer, que se agravou. “Confirmada a decisão, estão inviabilizadas as acareações”, disse o presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB).

A advogada de Barusco havia solicitado o adiamento das acareações duas vezes à CPI, pedidos negados pelo presidente da comissão. “Esta CPI considera as acareações imprescindíveis”, argumentou Hugo Motta.

Barusco, em delação premiada, admitiu ter recebido propina de empresas e acusou Duque, seu superior na época, de envolvimento de propina em nome do PT, bem com o ex-tesoureiro do PT. Em depoimentos anteriores à CPI, Duque e Vaccari usaram o direito de não responder perguntas que pudessem incriminá-los.

A reunião desta terça-feira da CPI já foi encerrada.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.