Próximo governo precisa estimular investimentos privados, defende consultor
05/10/2014 - 21:05
O consultor econômico Raul Velloso criticou há pouco a atual política econômica brasileira. Na avaliação dele, o futuro governo federal precisa atacar dois problemas principais: o desequilíbrio fiscal e a falta de investimento em infraestrutura.
“O Executivo tem atuado de forma muito atabalhoada, que só afugenta o investidor privado”, declarou em entrevista ao vivo à TV Câmara. Segundo ele, hoje as despesas públicas estão crescendo 7% acima da inflação.
De acordo com o consultor, a tática adotada pelo PT nos últimos anos de incentivar o consumo no País prejudicou a indústria nacional e estimulou as importações. “O governo Dilma deveria fazer um exame de consciência e oferecer um novo caminho para o crescimento: atrair o capital privado é a única forma de elevar o PIB”, apontou.
Tripé
Velloso destacou a importância de o próximo governo, seja sob o comando de Dilma Rousseff (PT) ou de Aécio Neves (PSDB), respeitar o chamado tripé econômico: regime de câmbio flutuante; responsabilidade fiscal nos gastos públicos; e sistema de metas para a inflação.
O consultor acredita que o senador esteja mais preparado para melhorar a situação econômica do País. “Sabendo da tradição do PSDB, que foi quem implementou esse tripé em 1999, considero que Aécio tenha mais condições de voltar a fazer o Brasil crescer.”
Da Redação - MO