Política e Administração Pública

Cientista político fala sobre o sistema eleitoral brasileiro

05/10/2014 - 10:18  

O cientista político Leonardo Barreto explica como funciona o sistema eleitoral brasileiro: o que é o sistema proporcional e o princípio majoritário, quando o eleitor pode votar para o partido e quando deve escolher um candidato específico.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/entrevista-20141005-leonardobarreto.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/entrevista-20141005-leonardobarreto.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Câmara.Barreto defende mudanças no sistema e acredita que a próxima legislatura terá como tema principal a reforma política. “A mensagem que foi passada nas ruas em 2013 falava de três coisas: o governo precisa melhorar sua capacidade de priorizar; a política precisa ser mais barata; e queremos coisas mais transparentes. Os deputados terão de discutir isso, e uma boa parte dessa discussão passa pelo sistema eleitoral.”

Barreto defende mudanças no sistema e acredita que a próxima legislatura terá como tema principal a reforma política. “A mensagem que foi passada nas ruas em 2013 falava de três coisas: o governo precisa melhorar sua capacidade de priorizar; a política precisa ser mais barata; e queremos coisas mais transparentes. Os deputados terão de discutir isso, e uma boa parte dessa discussão passa pelo sistema eleitoral.”

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.