Política e Administração Pública

Cientista político explica por que muitos eleitores esquecem em quem votam

Para Carlos Ranulfo, isso acontece porque a maioria do eleitorado não busca se informar sobre os candidatos.

05/10/2014 - 18:52  

Você se lembra em quem votou nas eleições passadas? Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) feita em 2010 revelou que a maioria dos brasileiros sofre de “amnésia eleitoral”. Segundo essa pesquisa, 23% dos eleitores não se lembraram do candidato a deputado estadual em que votaram nas eleições passadas.

Outra pesquisa, feita pelo Instituto Datafolha também em 2010, apontou que 30% dos eleitores esqueceram o nome dos candidatos em que votaram, apenas 20 dias após o primeiro turno daquelas eleições.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/entrevista-20141005-carlosranuffo.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/entrevista-20141005-carlosranuffo.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça a íntegra da entrevista com Carlos Ranulfo.

Para o cientista político e coordenador do Centro de Estudos Legislativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Ranulfo, isso acontece há bastante tempo no Brasil porque a maioria das pessoas não quer se informar sobre política.

Ele disse que, apesar do acesso à informação proporcionado pela internet, as pessoas “se distanciam da política, têm um certo estranhamento em relação à política e, por isso, votam de maneira displicente”.

“Isso é preocupante. O eleitor presta pouca atenção à eleição e acaba votando com baixo grau de informação, escolhe os nomes na última hora. Então acaba que, logo depois da eleição, ele esquece [em quem votou]”, afirmou Ranulfo, em entrevista à Rádio Câmara.

Da Redação - PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.