Graça Foster: compra da refinaria de Pasadena é responsabilidade de toda a diretoria
11/06/2014 - 17:08
O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró não foi o único responsável pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, afirmou há pouco a presidente da estatal, Graça Foster. “Não é possível atribuir a responsabilidade ao diretor da área internacional. A responsabilidade é da diretoria colegiada que aprovou de forma unânime”, disse, durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias contra a Petrobras.
Graça Foster disse que as duas cláusulas do contrato de compra de 50% de Pasadena com a empresa belga Astra Oil que vêm sendo questionadas não foram debatidas nem na diretoria executiva da estatal. “Para a diretoria administrativa, isso não estava nem no resumo executivo, nem na apresentação de Power Point”, afirmou. Essas cláusulas garantiam rentabilidade de 6,9% ao ano aos belgas, independentemente do resultado da refinaria (cláusula Marlim), e a obrigação de a Petrobras comprar os outros 50% da refinaria em caso de desentendimento entre os sócios (cláusula Put Option).
O ex-diretor já tinha isentado, em depoimentos à Câmara e ao Senado, a presidente Dilma Rousseff, que na época da compra da refinaria estava à frente do Conselho de Administração da Petrobras. Dilma, em nota em março, afirmou que essas cláusulas "seguramente não seriam aprovadas pelo conselho" se estivessem no resumo executivo.
A comissão está reunida no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi