Política e Administração Pública

Congresso mantém veto a projeto sobre eficiência energética

10/12/2013 - 20:02  

O Senado manteve, por 47 votos a 8 e 1 abstenção, o veto total ao Projeto de Lei 6547/09, do Senado, que determinava a apresentação de dados sobre a eficiência e o consumo energéticos nos anúncios dos produtos. Como o veto foi sustentado no Senado, ele não precisará ser votado pela Câmara.

A justificativa do governo para vetar a regra é que ela não especifica adequadamente a amplitude de sua aplicação, o que poderia “onerar excessivamente alguns setores, sem garantir correspondente proteção ao consumidor”.

O Executivo reconhece que havia mérito na proposta, mas argumenta que seus objetivos já são atingidos por meio de outras iniciativas semelhantes, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Para ser derrubado, um veto precisa ser contrariado pela maioria qualificada (257 deputados e 41 senadores) nas duas Casas.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.