Plenário rejeita inversão de pauta e prossegue discussão sobre bancadas
27/11/2013 - 19:52
O Plenário rejeitou, por 212 votos a 70 e 14 abstenções, o pedido de inversão de pauta para que a Câmara analisasse o Projeto de Resolução 223/13 antes do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1361/13. O PDC, de autoria do Senado, suspende os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou a quantidade de deputados federais de alguns estados para as eleições de 2014.
Bancadas estaduais favorecidas pela resolução do TSE querem evitar a votação do PDC. Segundo o texto, cinco estados ficarão com mais cadeiras na Câmara dos Deputados em 2014 (Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina) e outros oito perderão vagas (Paraíba, Piauí, Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).
A modificação leva em conta dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já o Projeto de Resolução 223, de autoria do deputado Givaldo Carimbão (Pros-AL), permite aos primeiros vice-líderes dos partidos na Câmara dos Deputados discursarem no tempo reservado aos líderes quando estes estiverem ausentes.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli