Política e Administração Pública

Deputados iniciam votação de projeto sobre bancadas dos estados

27/11/2013 - 21:05  

O Plenário iniciou a votação nominal do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1361/13, do Senado, que suspende os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou a quantidade de deputados federais de alguns estados para as eleições de 2014.

Bancadas estaduais favorecidas pela resolução do TSE querem evitar a votação do PDC. Segundo o texto, cinco estados ficarão com mais cadeiras na Câmara dos Deputados em 2014 (Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina) e outros oito perderão vagas (Paraíba, Piauí, Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).

A modificação leva em conta dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, as bancadas dos estados que ganham deputados somam 116; e as bancadas dos estados que perdem, 173.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1361/2013

Íntegra da proposta