Saúde

Deputado do PMDB defende “importação de médicos”

04/09/2013 - 14:59  

Assista à comissão geral ao vivo.

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) elogiou há pouco o programa Mais Médicos e disse que o País precisa “enfrentar seus preconceitos”. “Faltam médicos hoje no Brasil, e isso é consenso. A mudança necessária aponta para um caminho, que é importar médicos. Não importa de onde eles vierem, desde que atendam às necessidades de milhões de brasileiros que carecem de atendimento adequado”, argumentou.

Forte participa de comissão geral sobre o programa Mais Médicos, que foi criado pela Medida Provisória 621/13 e estimula a atuação de médicos estrangeiros nas periferias de grandes cidades e no interior do País. O programa também estabelece um acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para a vinda de cerca de 400 médicos cubanos para regiões não escolhidas pelos médicos.

Interior
Forte já foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde que era responsável pela saúde indígena. “Eu sei bem da dificuldade na alocação de médicos para trabalhar nas comunidades indígenas. E a questão não é só salarial. Quanto mais se interioriza, maiores são as dificuldades em conseguir profissionais disponíveis”, alertou. De acordo com o deputado, o programa Mais Médicos deve ajudar a resolver esse problema.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.