PSD promete entrar em obstrução até que cargos sejam votados
10/04/2013 - 22:21 • Atualizado em 11/04/2013 - 00:01
O líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), disse que o partido vai obstruir todas as votações até que seja votado o Projeto de Resolução 178/13, que cria 30 cargos para a estrutura do partido na Câmara. "Até que se vote essa proposta, o PSD fará obstrução", afirmou.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, garantiu que a proposta será o primeiro item da sessão da próxima terça-feira (16).
A proposta não foi votada nesta quarta-feira (10) por falta de quórum. A votação já foi adiada outras vezes por insatisfação do DEM, partido que perdeu mais deputados para o PSD; e do Psol, contrário à criação de novos cargos.
O texto principal do projeto foi aprovado no dia 20 de março deste ano, e os deputados precisam votar os destaques apresentados à matéria. O DEM apresentou destaque que exclui do projeto o artigo que cria os cargos para o PSD.
Discordância
Para alguns deputados, como Walter Feldman (PSDB-SP), a votação também foi contaminada pelo clima da rejeição da urgência do Projeto de Lei 4470/12. Segundo o projeto, as mudanças de partido não terão impacto na distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do tempo de TV.
Vários deputados criticaram a inclusão do pedido de urgência na pauta, sem aviso prévio ao Colégio de Líderes.
O objetivo da proposta é impedir o processo que ocorreu com a criação do PSD, partido que, apesar de não ter participado das eleições de 2010, conseguiu na Justiça o direito ao Fundo Partidário e ao tempo de televisão.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli