Deputado defende inclusão de subsídios para o etanol em MP sobre o BNDES
10/04/2013 - 19:39
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), autor da emenda à MP 594/12 que garante incentivos aos empresários de etanol, defendeu a proposta. O subsídio já foi discutido na MP 587/12, mas foi derrotado.
Gomes de Matos rebateu o argumento do governo de que o benefício não tem viabilidade orçamentária. "O governo fala que não tem recursos orçamentários, mas o ministro da Fazenda amplia a isenção de IPI sobre carros até o final do ano e não se falou de questões orçamentárias. No momento em que se precisa garantir emprego e renda para o Nordeste, vamos virar as costas", criticou.
O deputado Sibá Machado (PT-AC), no entanto, disse que o governo já tem ajudado bastante os usineiros e donos de engenho do Nordeste e que, na MP 587, tinha o objetivo de ajudar os pequenos produtores por conta da seca e não os grandes empresários.
Já o deputado Arthur Lira (PP-AL) defendeu o subsídio. "Não estamos aqui falando de geração de empregos, mas de manutenção de empregos para aquele que vive do corte de cana e o pagamento de fornecedores", disse.
O Plenário discute neste momento um destaque do PT à MP 594/12. O partido quer excluir do texto a concessão do subsídio aos produtores de etanol no Nordeste.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli