Incentivo à produção do etanol causa polêmica em análise de MP
10/04/2013 - 19:22
A previsão de incentivos à produção de etanol é uma das polêmicas da Medida Provisória 594/12. O incentivo foi incluído pela comissão mista que analisou a MP, mas o governo tenta retirar esse ponto na votação de destaques ao texto em Plenário.
O texto autoriza a União a subsidiar parte do custo de produção do etanol. O incentivo proposto é de R$ 0,40 por litro de etanol. Esse subsídio já tinha sido incluído na MP 587, mas acabou derrotado.
O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), ressaltou que a proposta foi aprovada pela comissão mista por votação simbólica, sem polêmica. Já o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (SP), destacou que o objetivo da MP é apenas aumentar a capacidade de financiamento do BNDES e da Finep. "É claro que tudo o que é justo na vida das regiões nem sempre cabe no Orçamento", ressaltou.
Outros líderes, no entanto, também defenderam o subsídio ao etanol. O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), ressaltou que o incentivo vai garantir a produção de uma energia limpa. "Temos de fazer esforço para incentivar essa cadeia", disse. O líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), também defendeu a proposta.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli